O Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) deslocou-se à Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) a convite do Instituto Politécnico de Macau (IPM), membro honorário do CCISP, para realizar uma Reunião Plenária do CCISP, tendo a mesma decorrido no passado dia 18 de janeiro na sede do IPM. Nesta reunião, foram abordados diversos assuntos, entre os quais se destaca a apresentação de um balanço das ações de cooperação desenvolvidas entre os Membros do CCISP e o Instituto Politécnico de Macau (IPM), bem como a identificação e desenvolvimento de novas áreas de cooperação nos domínios do ensino superior e da investigação.

A delegação do CCISP, composta por representantes de várias instituições afiliadas neste Conselho Coordenador, aproveitou ainda a sua presença na região para se encontrar com estudantes dos Politécnicos Portugueses a estudar no IPM ao abrigo de programas de mobilidade existentes.

No decurso desta missão, o CCISP reuniu, igualmente, com o Senhor Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura do Governo da RAEM, Dr. Alexis Tam, com a Coordenação do Gabinete de Apoio ao Ensino Superior em Macau (GAES), coordenado pelo Dr. Sou Chio Fai, e com o Senhor Cônsul Geral de Portugal em Macau e Hong Kong, Dr. Vítor Sereno. Nestas reuniões, as partes abordaram o reforço de linhas de cooperação já existentes e o lançamento novas ações colaborativas entre os Politécnicos portugueses e RAEM, com particular destaque para os seguintes assuntos:

  • Aumento da mobilidade de docentes e de estudantes;
  • Reforço de parcerias conjuntas na área de investigação científica;
  • Utilização dos resultados do “Exame Unificado de Macau” pelos Politécnicos Portugueses para efeito de ingresso de estudantes da RAEM;
  • Reconhecimento mútuo de graus e títulos académicos, e;
  • Promoção da divulgação da língua e da cultura Portuguesa na região Ásia/Pacífico

Constatando-se que o Ensino Superior Politécnico em Portugal atrai cada vez mais alunos de Macau e da República Popular da China, o Conselho Coordenador e os vários interlocutores da RAEM, com os quais o CCISP reuniu, comprometeram-se a desenvolver esforços para aumentar o número de estudantes daquelas regiões a ingressar no ensino superior politécnico em Portugal, reforçando, deste modo, os resultados até à data já alcançados.

Reunião no Politécnico de Macau

Encontro com estudantes

Reunião com o Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, Dr. Alexis Tam,

Reunião com o GAES, Coordenado pelo Dr. Sou Chio Fai

 

 

Reunião com o Cônsul Geral de Portugal em Macau e Hong Kong, Dr. Vítor Sereno