No dia 8 de fevereiro, realizou-se, em Lisboa, o primeiro balanço do “Atelier Digital”, uma iniciativa da Google à qual o CCISP e a SIC Esperança se associaram.

Recorde-se que a iniciativa foi lançada em 2017 no Politécnico de Setúbal e visa ajudar, através da promoção de ações online e presenciais, a formar jovens portugueses em competências digitais, dotando-os com as ferramentas necessárias para aproveitarem as oportunidades da digitalização da economia e a contribuir para fomentar o empreendedorismo em Portugal.
Além de Setúbal, foram promovidas formações presenciais nas cidades de Leiria (Politécnico de Leiria), Peniche (Politécnico de Leiria), Aveiro (Universidade de Aveiro), Lisboa e Porto.

No balanço efetuado, constatou-se que se registaram nestas formações mais de 105.000 estudantes (presenciais e online), sendo que destes, 35.000 concluíram a sua formação, um número que superou as expetativas, já que a organização contava formar cerca de 10.000 estudantes.

A iniciativa “Atelier Digital” terá agora uma segunda edição. A primeira formação presencial deste ano irá a decorrer de 28 de fevereiro a 2 de março no Instituto Politécnico de Setúbal.

A cerimónia contou presença do Ministro da Economia, Dr. Manuel Caldeira Cabral, da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Professora Maria Fernanda Rollo. Em representação do CCISP participaram o Presidente do CCISP, Professor Nuno Mangas, o Vice-Presidente do CCISP, Professor Pedro Dominguinhos, (igualmente Presidentes do Politécnico de Leiria e Setúbal, respetivamente), bem como o Vice-Reitor da Universidade de Aveiro, Professor Gonçalo Paiva Dias.