Inúmeros estudos mostram que as pequenas empresas têm dificuldade em encontrar trabalhadores adequados, o que limita as suas oportunidades de crescimento e aumenta os custos. Ao mesmo tempo, as instituições de ensino superior profissional (doravante, IESP) nem sempre estão preparadas para colocar os seus alunos em grande escala nas PME. Por fim, a Europa, no seu conjunto, ainda apresenta uma elevada taxa de desemprego – um fenómeno conhecido como «défice de competências». Tal significa que as competências que a população apresenta atualmente não são necessariamente as competências de que os empregadores necessitam.

Learntowork.eu (www.learntowork.eu) é uma iniciativa do projeto SAPS financiada pelo programa Apoio à Reforma das Políticas do Erasmus+, executada em colaboração entre 10 membros de diferentes países da Europa, incluindo Portugal. Os objetivos do projeto são duplos: ajudar a estruturar as práticas de estágio entre as IESP e as PME e melhorar a imagem dos estágios junto das PME através de uma campanha promocional multilingue.

Pesquisas recentes mostram que os estagiários trazem novos conhecimentos sobre os mais recentes desenvolvimentos técnicos e científicos e, enquanto são orientados para resolver problemas reais numa empresa real, colocam esse conhecimento em prática e transferem-no para a equipa. Isto resulta geralmente em melhores produtos e serviços, melhor imagem de marca e aumento de lucros – e, portanto, sustentabilidade a longo prazo para a organização.

Existem vários exemplos a nível nacional e europeu muito bem-sucedidos de como os estudantes das instituições de ensino superior, em contexto de estágio, pensam de forma inovadora, representam uma perspetiva nova no ambiente de trabalho e são contratados imediatamente após o estágio. Além disso, as instituições beneficiam com o programa e potenciam a abertura de novos canais de comunicação direta com o mercado empresarial, o que permite adaptar os programas de estudo às necessidades do mercado de trabalho. A experiência a nível europeu diz-nos que os estágios criam uma situação benéfica para todos: para a PME, para o estagiário e para a instituição de ensino.