O CCISP reuniu hoje, na sua sede, com uma delegação da República de Cuba, encabeçada por Sua Excelência a Embaixadora de Cuba em Portugal, Mercedes Martínez Valdés. Além da Embaixadora Mercedes Martínez Valdés, integravam esta delegação a Dra. Anabel Serrallonga Hidalgo, Terceira Secretária da Embaixada, a Dra. Maria Victoria Villavicencio e a Professora.Clara Mariela Columbié, do Ministério do Ensino Superior de Cuba.

A delegação Cubana foi recebida pelo Presidente do CCISP, Professor Pedro Dominguinhos, que também representou este Conselho Coordenador neste encontro.

No decurso dos trabalhos, as partes manifestaram interesse em reforçar e diversificar a cooperação existente em diversas áreas, como sejam, gestão e administração de empresas, turismo, ambiente e eficiência energética, e mostraram-se de acordo quanto à importância de se proceder ao estreitamento de laços entre os politécnicos portugueses e as instituições de ensino superior de Cuba, designadamente, através de programas de intercâmbio de docentes e investigadores.

A ocasião serviu, igualmente, para abordar a oferta de ciclos curtos pelas instituições de ensino superior, tendo sido referida a experiência da oferta dos TeSP pelos politécnicos portugueses e o papel das instituições de ensino superior no desenvolvimento das regiões onde estas se inserem, nomeadamente, através da transferência tecnológica e da promoção da qualificação dos trabalhadores.

Avançou-se ainda a possibilidade de criação de consórcios entre os membros do CCISP e instituições de ensino superior cubanas para participar em projetos cofinanciados.

 

Dra. Anabel Hidalgo; Embaixadora Mercedes Martínez Valdés; Prof. Pedro Dominguinhos; Dra. Maria Victoria Villavicencio; Profa.Clara Mariela Columbié