O Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) tem vindo a acompanhar de uma forma permanente e constante a evolução do COVID-19 em Portugal.

Os membros do CCISP têm os seus planos de contingência ativos, aplicando todas as medidas necessárias para lidar com as situações identificadas, devidamente articuladas com as autoridades de saúde competentes.

Dos contactos mantidos com as autoridades de saúde competentes, não existem razões de saúde pública que justifiquem o encerramento de instalações nas instituições de ensino superior. O CCISP aguardará pelos resultados da reunião entre o governo e o Conselho Nacional de Saúde Pública agendada para o dia 11 de março, e agirá em conformidade com as orientações emanadas da mesma.

As decisões dos dirigentes máximos das IES são ancoradas na melhor evidência disponível, na análise casuística dos riscos associados e nas orientações da Direção Geral de Saúde (DGS) e das autoridades de saúde local, tendo em atenção a responsabilidade social que as pauta.
O CCISP apela a todas as comunidades académicas que mantenham a serenidade e a confiança nas decisões tomadas, sempre no melhor interesse das suas comunidades e na defesa dos legítimos direitos da comunidade académica.

O CCISP manifesta ainda a sua total confiança nas decisões das autoridades com responsabilidade na área da saúde e recomenda que toda a comunidade académica siga as recomendações emanadas pelas autoridades competentes e dos planos de contingência, cumprindo as regras básicas de higiene e de distanciamento social definidas pelas autoridades nacionais e internacionais relativas à contenção do COVID-19.