O Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) congratula-se com a promulgação pelo Presidente da República do decreto que valoriza o ensino politécnico, alterando a Lei de Bases do Sistema Educativo e o regime jurídico das instituições de ensino superior.
Este diploma, recorde-se, vai permitir às instituições do Ensino Superior Politécnico a outorga de Doutoramentos e a utilização da designação de Polytechnics University, já a partir do próximo ano letivo, bem como a alteração da denominação para Universidades Politécnicas, a partir de 2024.
Para os responsáveis do CCISP, esta é uma decisão marcante na vida dos Politécnicos Portugueses e um passo determinado para a crescente projeção internacional do Ensino Superior Politécnico. O Ensino Superior Politécnico é um player fulcral nas cadeias de inovação das empresas, pelo que, com a outorga de doutoramentos mais profissionalizantes há um impacto direto nas cadeias de inovação das empresas, sustentam. Nesta área, frisam ainda os responsáveis do CCISP, os Politécnicos estão altamente capacitados para desenvolver estes doutoramentos em cocriação com as empresas e ao serviço do desenvolvimento regional e da coesão nacional.
Adicionalmente, recorda o CCISP, com a alteração legislativa agora promulgada, o reconhecimento internacional será obtido de forma quase automática, por similitude com as nomenclaturas utilizadas um pouco por toda a Europa e irá reforçar a capacidade das futuras Universidades Politécnicas de atrair mais estudantes e investimento internacional.
Esta alteração será absolutamente decisiva na atração de estudantes, na sustentabilidade das instituições, no desenvolvimento das regiões e na competitividade internacional do ensino superior português na sua globalidade, concluem os responsáveis do CCISP.