PPIN – Semana profícua em Cabo Verde reforça ligação ao Ensino Politécnico Português


Chegou ao fim mais uma missão dos Politécnicos portugueses no âmbito do projeto Portugal Polytechnics International Network (PPIN), desta feita em Cabo Verde. Ao longo de uma semana, os responsáveis dos politécnicos presentes nesta iniciativa intensificaram a promoção do Ensino Superior Politécnico junto de empresas, estudantes do Ensino Secundário e aceleradoras de startup.


Para o CCISP, esta foi mais uma missão de sucesso na persecução daquela que é um dos principais objetivos dos Politécnicos portugueses: a aproximação ao mercado de trabalho, fortalecendo a ligação ao tecido empresarial. Paralelamente, fruto dos inúmeros encontros com estudantes das escolas secundárias nas ilhas de Santiago, S. Vicente e do Sal, foi ainda possível dar a conhecer a vasta oferta de cursos a que estes alunos podem aceder se optarem por fazer a sua formação superior na rede Politécnica.

Ao longo de uma semana, a agenda preenchida desta missão contou com um encontro com alunos do Secundário na Biblioteca Municipal do Mindelo e uma reunião com o Secretário-Geral da Câmara do Comércio do Norte de Cabo Verde, para uma ação de Networking. Na vasta rede de contactos mantida, destacamos ainda o encontro com o reitor Albertino Graça, da Universidade do Mindelo, na Ilha de São Vicente. 

Os encontros com representantes do tecido empresarial e das instituições de ensino superior cabo-verdianos, bem como com a presidência das câmaras municipais locais, permitiu igualmente reforçar a cooperação e trabalho conjunto entre estas instituições e os Politécnicos portugueses.

Nesta missão do PPIN contou com a participação dos Institutos Politécnicos do Cávado e Ave, de Leiria, de Castelo Branco, de Portalegre, de Viseu, de Santarém, de Coimbra, de Tomar e ainda a Escola Superior de Enfermagem do Porto. 

O Portugal Polytechnics International Network (PPIN), recorde-se, é um importante instrumento com vista à internacionalização do Ensino Superior Politécnico, contribuindo para estreitar relações com congéneres de países que estão identificados como mercados estratégicos. Paralelamente, os convénios e parcerias firmadas no âmbito deste tipo de iniciativas são de fulcral importância para os estudantes, que assim têm a possibilidade de estar mais bem preparados para os desafios de um mundo globalizado.O projeto PPIN envolve 15 instituições politécnicas, com o Politécnico do Porto na liderança, e representa um investimento superior a 1,8 milhões de euros, cofinanciados pelo COMPETE 2020, Portugal 2020 e a União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).