CCISP faz balanço positivo de missão ao Brasil com vista ao fortalecimento das relações entre os dois países.

Missão durou duas semanas, percorreu seis cidades brasileiras e constituiu um importante momento para promoção do Ensino Superior Politécnico português no Brasil.
O Ensino Superior Politécnico português esteve em destaque no Brasil nas duas últimas semanas, em mais uma missão de promoção externa promovida pelo Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP). Os responsáveis desta entidade fazem um balanço positivo e acreditam que foram abertas mais portas “para captar mais estudantes brasileiros para o Ensino Superior Politécnico”.
A missão de promoção externa contou com a presença de 16 instituições, integrando os representantes das escolas superiores de Enfermagem de Lisboa e de Coimbra, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, bem como dos politécnicos de Beja, Castelo Branco, Cávado e Ave, Coimbra, Guarda, Leiria, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Tomar, Viana do Castelo e Viseu. Durante as duas semanas foi possível dar a conhecer o que de melhor se faz no Ensino Superior Politécnico português e a oferta formativa existente.
O roteiro promovido pelo CCISP começou a 10 de março em São Paulo, com uma receção no Consulado Geral de Portugal em São Paulo, que contou com a presença do Cônsul-geral de Portugal, o Embaixador António Pedro Rodrigues da Silva, e o Secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Teixeira. No dia seguinte, os dois representantes do Estado português tiveram ainda a oportunidade de visitar o Stand do Portugal Polytechnics International Network.
A comitiva contou igualmente com a visita da Vice-Cônsul de Portugal em Curitiba, Susana Pereira, ao stand do Portugal Polytechnics nesta cidade bem como da visita do Cônsul de Portugal em Belo Horizonte, Rui Almeida.
A participação no Salão do Estudante, a maior feira de estudos no exterior da América Latina, estendeu-se pelas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Curitiba e Belo Horizonte.
Nas várias presenças, as instituições integrantes da missão do CCISP desenvolveram um conjunto de ações Business-to-Business com parceiros locais, com vista à promoção das instituições num dos principais mercados externos de captação de estudantes. Paralelamente, em particular em Brasília e Curitiba, decorreram duas ações de indução no ensino secundário brasileiro, no âmbito do raio de ação do projeto Portugal Polytechnics International Network (PPIN), além de reuniões no âmbito do Projeto com os Embaixadores P PIN em Brasília, o presidente da Câmara de Comércio Portugal Centro Oeste, Fernando Brites; e em Belo Horizonte, presidente da Câmara do Comércio do Brasil em Minas, Carlos Lopes.
Do périplo constou igualmente uma reunião de trabalho com a REARI – Rede de Assessorias Internacionais das Instituições de Ensino Superior do Rio de Janeiro, durante a qual foi firmado um protocolo de mobilidade entre Portugal e o Brasil, no domínio dos sistemas de ensino. Este acordo visa reforçar a ligação entre as instituições portuguesas e brasileiras, nomeadamente ao nível do intercâmbio de estudantes entre os dois países.
No contexto da missão, a capital brasileira acolheu uma reunião do Comité Permanente de Cooperação entre o Conselho das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e o CCISP, com o objetivo de reforçar os trabalhos das duas instituições na reflexão e promoção, de políticas de desenvolvimento da formação profissional e tecnológica, pesquisa e inovação, entre os dois países.
Os responsáveis do CCISP recordam a importância do mercado brasileiro graças ao potencial de atração de novos estudantes e de investimentos significativos que é possível captar deste destino.
Ao longo das duas semanas realizaram-se de um conjunto de jornadas de networking, ações de captação de estudantes, visitas a eventos setoriais, iniciativas de formação e reuniões bilaterais com decisores locais. Uma missão que terminou com resultado muito positivo. “Uma excelente oportunidade de reforçar os laços de cooperação entre as instituições dos dois países”, salientam os responsáveis do CCISP.