Onze instituições portuguesas do CCISP em Timor-Leste para intensificar a cooperação no ensino superior, investigação e ciência

A missão arrancou neste dia 29 de maio e irá prolongar-se até ao próximo dia 31


A promoção externa do Ensino Superior Politécnico português passa, nesta semana, por Timor-Leste, em mais uma missão de internacionalização do CCISP, composta por onze instituições.

A missão arrancou neste dia 29 de maio e irá prolongar-se até ao próximo dia 31, contando com uma delegação robusta, composta por nove Institutos Politécnicos (Beja, Bragança, Cávado e Ave, Coimbra, Guarda, Leiria, Portalegre, Viana do Castelo, Viseu) e, ainda, as Escolas Superiores de Enfermagem de Coimbra e de Lisboa.

Nesta quarta-feira, a delegação do CCISP foi recebida pela Embaixadora de Portugal em Timor-Leste, seguindo-se uma visita à Universidade Nacional de Timor Lorosa’e (UNTL), onde os membros do Conselho Coordenador encontraram o Reitor desta universidade, assim como os membros da equipa reitoral, diretores e professores das Faculdades e Centros de Investigação da UNTL. O momento teve como ponto alto a formalização de um memorando de entendimento entre o CCISP e a UNTL, e de onze acordos de cooperação bilaterais com as instituições de ensino politécnico portuguesas presentes.

Para amanhã, 30 de maio, está previsto um encontro da comitiva do CCISP com o Ministro do Ensino Superior, Ciência e Cultura (MESCC) de Timor-Leste, com o objetivo de abordar possíveis linhas de ação futuras que contribuam para o fortalecimento das relações de cooperação entre os dois países, ao nível do ensino superior.

No dia 31 de maio, o programa da missão do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos contempla uma visita à Universidade de Díli (UNDIL), que contará com um workshop internacional “A Cooperação Técnica e Científica entre Portugal e Timor-Leste”, envolvendo toda a equipa reitoral, designadamente o seu representante máximo, o Reitor, coadjuvado pelo Pró-Reitor da Área de Investigação, Pós-Graduação e Cooperação com CPLP, entre outros.

Também aqui o CCISP formalizará um memorando de entendimento com a UNDIL, visando iniciar possíveis iniciativas conjuntas, no âmbito da cooperação académica e científica; investigação científica; desenvolvimento pedagógico do corpo docente; programas de mobilidade de docentes, investigadores e estudantes; promoção e difusão de iniciativas, etc.

O workshop em agenda contará ainda com a presença de outras individualidades, como o Ministro do Ensino Superior, Ciência e Cultura, a Embaixadora de Portugal em Díli ou o Embaixador de Angola em Timor-Leste.