Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Brasil e Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos de Portugal assinam a Declaração de Salvador


O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) do Brasil e o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) de Portugal organizaram o II Seminário Luso-Brasileiro de Educação, realizado a 10 e 11 de abril, no Instituto Federal da Bahia.

O encontro teve como tema “Inovação e Cooperação: O Caminho para a Implementação Efetiva de Redes Internacionais” e visou o reforço da cooperação internacional entre as instituições de educação profissional e tecnológica dos dois países, sacramentada com a assinatura da Declaração de Salvador, no encerramento do seminário.

Três anos após a realização da primeira edição do Seminário Luso-Brasileiro de Ensino, em Bragança, foi feito o balanço das atividades definidas na declaração assinada em abril de 2022, estabelecendo as principais perspetivas conjuntas para o futuro.

Portugal é o país com o maior número de parcerias estabelecidas com a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Brasil, registando-se inúmeros acordos firmados entre membros do CCISP e do CONIF, abrangendo protocolos de intenção, convénios e ações de mobilidade académica para corpo docente, não docente e estudantes.

O objetivo central do II Seminário Luso-Brasileiro de Educação centrou-se no fortalecimento e na ampliação da cooperação internacional entre as instituições, promovendo igualmente o intercâmbio de experiências e boas práticas entre as duas nações.

Maria José Fernandes (presidente do CCISP), Luis Loures (vice-presidente do CCISP), Orlando Rodrigues (membro da comissão permanente do CCISP), Ângela Lemos (membro da comissão permanente do CCISP), Carlos Ramos (Pró-Presidente para a Cooperação e Relações Internacionais do Politécnico do Porto), Gustavo Alva-Rosa (chefe do Programa Erasmus para o ensino superior) foram os oradores  portugueses no evento., no qual também participaram representantes dos Politécnicos de Leiria, Lisboa, Santarém, Viana do Castelo e Escola Superior de Enfermagem de Lisboa.

Entre os temas abordados estiveram tecnologias digitais, a inteligência artificial, o empreendedorismo tecnológico, a educação profissional inovadora e novas abordagens curriculares e métodos de ensino num ambiente internacional.

O II Seminário Luso-Brasileiro de Educação terminou com a assinatura da Declaração de Salvador, para dar continuidade ao trabalho iniciado com a Declaração de Bragança. CONIF e CCISP comprometem-se a ampliar a visibilidade das ações colaborativas e mobilizar recursos para viabilizar projetos conjuntos capazes de gerar impactos positivos na formação de cidadãos.

Os dois conselhos irão, de igual modo, manter e fortalecer o comité permanente de cooperação, formado após o encontro de 2022, para propor mecanismos de facilitação para parcerias institucionais, promover atividades presenciais ou virtuais e elaborar um plano de ação para o biénio 2025-2026, que consolide e amplie os objetivos dos compromissos assumidos em Bragança.